terça-feira, 26 de julho de 2011

"Ser quem Somos"

"Cada momento que deixamos passar sem expressar o nosso desejo para com ele, não volta jamais. Perdemos o sabor daquela vitória caso tivéssemos sido sinceras  e corajosas para ser quem somos e não ficarmos acuadas diante da palavra do outro. Nunca iremos saber como seria se tivéssemos ficado quietas, concordando ou não, com o que estava sendo dito.

Por que escutar sem participar ou participar sem acrescentar? Qual o receio em sermos quem somos? Que poder tem o outro para que não sejamos genuinamente quem somos? "Ah, você pode dizer,  se eu disser tudo que sinto o outro pode não gostar e daí não tenho mais nada para lhe dar". É verdade, mas continua existindo o nosso desejo, mesmo que escondido, e em algum momento ele vai se mostrar. Não tem como esconder e o outro não vai aceitar a mudança no pensar.

É esse tipo de comportamento que cria relações falsas, fragilizadas, castelos sobre a areia. Logo tudo desmorona e ficamos mais só do que antes. Nada como ser autêntica, real. É claro que há um preço a ser pago, mas fica sempre a sensação - depois que sai a dor - de se ter sido real, verdadeira e não um personagem muito bem interpretado. Também dói, machuca ser quem somos. Isso porque nem sempre o outro tem a capacidade de entender ou interpretar nosso comportamento dentro dos mesmos princípios que utilizamos ao criá-los.

 A grande verdade é que todos somos bem complicados. Queremos dizer alguma coisa que mostre nossa individualidade, nossa verdade e terminamos diante de um júri sem nenhum advogado de defesa, onde o promotor é um ser absoluto. Mas, doendo ou não, sempre vale a pena ser verdadeiro sem medo de não ser amado pelo que somos."

by Crisbalbueno

6 comentários:

  1. oLÁ!
    Obrigada pela visita ao meu blog. Gostei de cara do seu. Espaço autoral, onde a gente se encontra e se vê nas palavras escritas. Vou voltar com calma. Sempre digo que temos que ser o que somos, senão a sociedade nos formata e eu procuro ser autêntica a duras penas, às vezes. BJ!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga. Esse espaço é o espelho da nossa personalidade. Aqui nos encontramos, fazemos amigos e vamos descobrindo que tem muita gente boa nesse mundão! Beijos da Cris

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristina, parabéns pelo texto!

    Concordo com você, afinal para algumas pessoas "a verdade dói", se deixam enganar por não questionar. Sou do estilo "toma e controla", impulsiva, não consigo deixar de questionar as situações do meio em que vivo. Não consigo aprender sem trocar informações. Por ser uma adolescente, fico ás vezes frustada ao observar em meu ambiente escolar adolescentes que simplesmente "mastigam" o que ouvem, não questionam, acreditam que "O Professor sabe de TUDO". E na realidade, não é assim, para que se aprenda de verdade é necessário que ambos ajudem uns aos outros. Conhecimento cria e se recria.
    Vejo com as poucas experiências, que a esta sociedade está cada vez mais constituídas de pessoas que pouco se importam de participar ou até mesmo acrescentar algo neste mundo. Exemplo maior disso é "POLÍTICA BRASILEIRA" (triste saber, que poucos sãos os que dão importância.)
    TEMOS QUE SER O QUE SOMOS, SIIM. "Antes sofrer com a verdade, do que morrer com a mentira".
    Beijos,
    Mayara Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Mayara pelo enriquecimento de suas palavras nessa página. Seja bem- vinda sempre querida. Bjs da Cris

    ResponderExcluir
  5. Otimo texto Cris. Este e um tema que me facina e voce o desenvolveu ricamente. Nao e facil ser autentica e fiel aos nossos principios, ideologias... mas penso que e muito mais dificil incorporar um personagem, representar para agradar e passar ao mundo uma imagem diferente da realidade. De qualquer forma sempre seremos julgados, interpretados, amados ou rejeitados. Portanto, opto sempre por ser autentica comigo mesma.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada amiga. Sempre temos um preço a pagar por sermos autênticos. Mas vale à pena. Obrigada pela sua participação. Beijo no coração.
    Cristina M.Balbueno

    ResponderExcluir